Site Oficial em Ingles e Espanhol:

www.kofc.org

 

Para perguntas ou mais informações:

info@cavaleirosdecolombo.com
 
 


 
 



12

Perguntas e Respostas Comuns:

Novas perguntas:

1- O que eu vou ganhar sendo um membro da Ordem dos Cavaleiros de Colombo?

- Infelizmente esta pergunta tem sido muito frequente. Ao tornar-se um membro da Ordem, você terá alguns benefícios, mas o ponto principal serão as oportunidades que terá em poder servir aos outros. Se o seu objetivo é ter vantagens, talvez esta Ordem não seja para você, mas se o seu objetivo é fazer caridade, voluntariar para construirmos juntos um mundo melhor e ser um exemplo em sua comunidade de moral, virtude, honestidade e vidas íntegras, você é quem realmente buscamos.

2- Gostaria de ser membro, mas não tenho muito tempo livre.

- Todos nós temos deveres e responsabilidades em nossas vidas, falta de tempo não pode ser uma desculpa para nos afastar de nossa fé. O que a Ordem pede, é que cada Cavaleiro faça pelo menos 24 horas de serviço voluntário por ano, e isto inclui visitar doentes, servir como Ministro Extraordinário da Eucaristia, leitor nas missas, ajudar em eventos de sua paróquia, etc. Coisas que normalmente todos Católicos Praticantes já fazem.

3- Quanto é a taxa de anuidade?

- A taxa é definida pelo seu Conselho, normalmente é de 30 a 50 dólares por ano.

4- Sou obrigado a participar das reuniões?

- Não. A participação nas reuniões mensais são voluntárias, porém recomendadas. Mas quando o membro se voluntaría para ser um oficial do Conselho, aí sim, sua presença nas reuniões é obrigatória.

5- Porque mulheres são excluidas da Ordem?

- A Ordem é familiar e as mulheres são parte importante de tudo que fazemos. O membro registrado é o homem maior de 18 anos, mas a familia toda é convidada a participar dos eventos. Em muitos Conselhos, as esposas dos Cavaleiros se reunem e formam um grupo que normalmente é conhecido como "As Filhas de Isabella", que trabalha junto com o Conselho dos Cavaleiros de Colombo.

6 - Porque a Ordem decidiu homenagear Cristóvão Colombo?

- Como muitos de nós, Colombo não era um santo, ele cometeu muitos erros em sua vida, mas nunca abandonou a Igreja. Cristóvão Colombo é considerado pela Ordem, como um exemplo de que apesar de nossos defeitos, podemos com coragem, enfrentar as turbulencias dos altos mares e levar a nossa fé a todos os lugares onde chegamos. Sua coragem e persistência e fé, são exemplos que devemos seguir, pois mesmo depois de mais de 1.500 anos, seu nome e sua conquista continuam vivos entre nós. Portanto, para ser um bom Cavaleiro de Colombo, você não precisa ser santo, precisa apenas de coragem e persistência e fé.


 1-      O que é a Ordem dos Cavaleiros de Colombo?
É a maior ordem católica do mundo, com quase 2 milhões de membros em 9 (nove) países. Foi fundada em 1882 nos Estados Unidos pelo padre Michael J. McGivney. A Ordem dos Cavaleiros de Colombo é conhecida como “O Braço Forte da Igreja Católica” por seu suporte à Igreja.
2-      Porque a Ordem se chama Cavaleiros de Colombo?
O fundador da Ordem, padre Michael J. McGivney, decidiu criar a Ordem em homenagem a Cristóvão Colombo, um leigo, corajoso, persistente que ajudou expandir a Igreja Católica. Cristóvão Colombo não foi um santo, teve defeitos e pecados, mas manteve a fé e fez sua parte pela Igreja.
3-      Quais os requisitos para se tornar membro da Ordem dos Cavaleiros de Colombo?
Ser homem, maior de 18 anos e católico praticante.
4-      As mulheres são excluídas?
- Não, as esposas e os filhos são muito importantes para a Ordem. Eles participam de praticamente todas as atividades dos Conselhos e da Jurisdição, como jantares, passeios, eventos, dentre outras atividades.. Somente as reuniões são exclusivas aos membros.
5-      Somente leigos podem ser membros da Ordem?
Não. Todos leigos, padres, bispos, diáconos, seminaristas são convidados a serem membros da Ordem.
6-   Um membro da Maçonaria pode ser membro da Ordem dos Cavaleiros de Colombo?
Não. Membros da Maçonaria são proibidos de se tornarem membros da Ordem. Quando um membro da Ordem dos Cavaleiros de Colombo decide se tornar membro da Maçonaria, é automaticamente desligado da Ordem, por não se encontrar em comunhão com a Igreja Católica.
7-      O que é ser Católico Praticante?
Um Católico Praticante é aquele que está em união com a Santa Sé e pratica os Preceitos da Igreja Católica.
8-      Quais os Preceitos da Igreja Católica?
De acordo com o Catecismo Igreja Católica – N.º 241-243, Os preceitos da Igreja são 5: (1) Participar na Missa, aos domingos e festas de guarda e abster-se de trabalhos e atividades que impeçam a santificação desses dias, (2) Confessar-se ao menos uma vez em cada ano, (3) Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição, (4) Guardar abstinência e jejuar nos dias determinados pela Igreja e (5) Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as suas possibilidades.
9-      O que é o seguro de vida oferecido pela Ordem dos Cavaleiros de Colombo?
Todo membro da Ordem dos Cavaleiros de Colombo tem um seguro básico de vida que, normalmente, cobre os gastos básicos de um funeral, mas a Ordem oferece e recomenda que os membros comprem uma Apólice de Seguro com uma cobertura maior, para que a família do Cavaleiro esteja protegida em caso de falecimento do titular.
10-   A Ordem dos Cavaleiros de Colombo vende apólices de seguro?
Sim. A Ordem oferece apólices de seguro que são exclusivas aos membros e familiares, também oferece planos de aposentadoria privada, seguro de auxílio-doença, e outros produtos. Importante: Todos os seguros oferecidos pela Ordem são opcionais e os candidatos não precisam adquirir nenhum seguro para se tornarem membros.
11-   Como funciona o Primeiro Grau da Ordem dos Cavaleiros de Colombo?
O Primeiro Grau dos Cavaleiros de Colombo se concentra no princípio da caridade. Nossa fé Católica nos ensina que devemos "Amar o próximo como a si mesmo". Os membros dos Cavaleiros de Colombo devem ajudar os necessitados, os pobres, os famintos e os abandonados. Os Cavaleiros reconhecem que sua missão e sua fé em Deus consiste de ORAÇÃO e AÇÃO.


14


12-   Como funciona o Segundo Grau da Ordem dos Cavaleiros de Colombo?
O Segundo Grau dos Cavaleiros de Colombo se concentra no princípio da unidade. Juntos somos muito mais fortes do que sozinhos. Os membros dos Cavaleiros de Colombo sabem que juntos podem fazer muito mais do que um indivíduo sozinho.


16


13-   Como funciona o Terceiro Grau da Ordem dos Cavaleiros de Colombo?
O Terceiro Grau dos Cavaleiros de Colombo se concentra no princípio da fraternidade. Quando Pe. Michael McGivney fundou a Ordem dos Cavaleiros de Colombo em 1882, uma das principais razões foram a necessidade de ajudarmos uns aos outros, principalmente as viúvas, órfãos e necessitados.


18


14-   Como funciona o Quarto Grau da Ordem dos Cavaleiros de Colombo?
O Quarto Grau dos Cavaleiros de Colombo se concentra no princípio do patriotismo. Ser patriota é proteger a liberdade, amar, apoiar e defender seu país.


20


15-   O que é a Guarda de Honra da Ordem dos Cavaleiros de Colombo?
A Guarda de Honra é composta por membros do Quarto Grau e é responsável por acompanhar os Bispos e participar de Celebrações importantes, desfiles patrióticos, dentre outros. Importante: Nem todos Cavaleiros de Quarto Grau fazem parte da Guarda de Honra. Ser  um membro é opcional e voluntário.


22
Guarde de Honra homenageando as crianças no dia da 1ª. Eucaristia

16-   O que é uma Assembleia?
Normalmente, cada paróquia tem um Conselho e os membros de Quarto Grau de vários Conselhos se reúnem periodicamente. Esta reunião dos membros de Quarto Grau, se chama Assembleia.
17-   Existe alguma taxa ou anuidade para os membros da Ordem dos Cavaleiros de Colombo?
Sim, existe uma taxa anual que é determinada pelos membros do Conselho. Normalmente esta anuidade é de U$30.00 a U$50.00, onde uma parte é enviada à Jurisdição e uma pequena parte ao Conselho Supremo. O restante dos fundos arrecadados ficam na conta do Conselho.
18-   Todos membros tem que pagar a Taxa de Anuidade?
Não. Membros Honorários, Padres e Bispos são isentos da taxa. Membros Honorários são membros com mais de 70 (setenta) anos de idade e mais de 25 (vinte e cinco) anos na Ordem dos Cavaleiros de Colombo.
19-   Quem é o atual Cavaleiro Supremo?
O atual Cavaleiro Supremo é o Sr. Carl Anderson, ele é o 13º. Cavaleiro Supremo, eleito em 2000. Graças a sua liderança, a Ordem cresceu para quase 2 milhões de membros, doou U$ 1.4 bilhões para campanhas de caridade e ofereceu 691 milhões de horas voluntárias. Sr. Anderson foi Secretário Executivo do Presidente Americano Ronald Regan de 1983 a 1987, professor da “Pontifical Lateran University” em Roma, foi escolhido pelo Papa João Paulo II para ser membro da “Pontifical Academy for Life” (1998) da “Pontifical Council for the Laity” (2002), e depois consultor da “Pontifical Council for Justice and Peace” (2003). Em seguida, foi escolhido pelo Papa Bento XVI para ser o consultor do “Pontifical Council for Social Communications” (2007) e membro do “Pontifical Council for the Family” (2008).

24
Cavaleiro Supremo em seu encontro anual com o Papa
25
Cavaleiro Supremo, Sr. Carl Anderson

20-   Quais os benefícios de se tornar um membro da Ordem dos Cavaleiros de Colombo?
-      Edição mensal gratuita da Revista COLUMBIA 
-      Terço dos Cavaleiros de Colombo.
-      Missa diária de Ação de Graças a todos os membros na Igreja Santa Maria.
-      Seguros exclusivos para os membros da Ordem.
-      Beneficio Fraternal Familiar – a) Seguro de vida de U$ 1.500 para recém nascido com idade menor de 61 dias; b) Seguro de vida de U$ 750 para bebê natimorto com mais de 20 semanas de gestação; c) Garantia de apólice de seguro de até U$ 5.000 para qualquer filho(a) menor de 18 anos.
-      Beneficio de Órfão – U$ 80 mensal para órfãos de famílias qualificadas; até U$ 7.000 em crédito educativo para órfãos.
-      Beneficio Fraternal para Cônjuge – Seguro de vida em caso de acidente do membro ou da esposa (sem custo).
-      Beneficio Fraternal à Viúva – a) Continuação do Beneficio Fraternal para Cônjuge; b) Possibilidade de adquirir seguro de vida ou aposentadoria privada até um ano após o falecimento do membro; c) Continuação da Edição mensal gratuita da Revista COLUMBIA; possibilidade de requerer bolsa de estudos ou crédito educativo para os filhos. 
-      Bolsa de Estudos – Programa de Bolsa de Estudos disponível aos membros, suas esposas e filhos.
-      Programa de Desenvolvimento de Liderança – Oportunidade de aprender técnicas de liderança, falar em público, técnicas organizacionais, etc.
-      Quarto Grau – Oportunidade em ser membro da “Guarda de Honra”, participar em eventos especiais, dentre outros.
-      Membro Honorário - são membros com mais de 70 anos de idade e mais de 25 anos na Ordem dos Cavaleiros de Colombo.
-      Cartão de Identificação – permite a participação em atividades e reuniões de mais de 16.000 Conselhos em vários países do mundo.
-      Atividades Familiares/Juvenis/Religiosas/Sociais/Atléticas – Participação em um grande número de atividades oferecidas pelos Conselhos.
21-   Quais os Eventos de Gala mais comuns de um Conselho?

a) Jantar de Agradecimento aos Padres e Bispos - Uma vez ao ano os Conselhos promovem este jantar, geralmente é um jantar dançante, com música ao vivo e presença dos Diáconos, Freiras, Padres e Bispo.

27

b) Jantar de Colombo – Uma vez ao ano, comemoramos com um jantar a fundação da Ordem e as conquistas do Conselho. Neste jantar os membros que mais se destacaram são homenageados.

 

29

c)       Jantar do Congresso – Uma vez ao ano, representantes de todos os Conselhos da Jurisdição se reúnem para debater problemas, compartilhar soluções e votar nos oficiais que irão administrar a Jurisdição no ano seguinte. O Congresso se encerra sempre com um jantar dançante.

31

d)      Picnic Anual das Famílias – Uma vez ao ano, os membros e suas famílias se reúnem para um picnic (ou viagem), onde se confraternizam aumentando ligação entre si e conhecendo melhor uns aos outros.

33

 

 

 

35
Mais de 100 anos de tradição

 

37

 

39
Mais de 100 anos de apoio aos nossos Bispos, Padres, Diáconos, Seminaristas e Religiosas

 

41

 

 




Importante: Este site é apenas informativo e não é oficial